Pagina Inicial | Noticias | Oito bairros da capital são alvos de mutirão contra a dengue

Oito bairros da capital são alvos de mutirão contra a dengue

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image
Moradores dos bairros Mocambinho, Santa Sofia, Nova Brasília, São Joaquim, Três Andares, Gurupi, Livramento e Planalto Ininga estão sendo mobilizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, para o mutirão de limpeza que será realizado neste sábado, 27, a partir das 7 horas, pelas Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Esse trabalho de parceria, com o envolvimento das comunidades, visa ao combate de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Durante todo este mês de julho e parte do mês de agosto, a mobilização se intensifica, principalmente nos bairros onde há maior infestação do mosquito, que se prolifera por meio de criadouros que se originam em locais onde há lixo amontoado e objetos que favorecem o acúmulo de água, que são condições ideais para que o Aedes aegypti se reproduza vertiginosamente, causando o aumento de casos de dengue verificado nas últimas semanas.

Para o Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (Nesc/FMS) – responsável pela mobilização das comunidades, com o apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Gerência de Zoonoses e das SDUs –, a participação efetiva dos moradores é imprescindível para evitar uma epidemia. As equipes ensinam que a prática do acondicionamento do lixo, de forma adequada, e de materiais inservíveis deve ser permanente e não somente nos dias de mutirão.

As famílias estão sendo orientadas pelas equipes sobre medidas de prevenção, recebem folders e sacos para acondicionamento do lixo, de objetos e de materiais que não são mais utilizados e podem acumular água. Devem ainda ser destinados para a coleta geladeiras em desuso e outros eletrodomésticos e móveis abandonados nos quintais e que podem favorecer o surgimento de criadouros. Todo o material deve ser colocado na porta das casas, neste sábado, para que seja recolhido pelos caminhões de coleta durante o mutirão.

Antes da mobilização das comunidades, o Nesc reúne, em cada bairro, representantes das associações de moradores, das entidades religiosas e de outros segmentos para que prestem apoio a essa iniciativa da Prefeitura de Teresina no sentido de eliminar a possibilidade de uma epidemia de dengue na capital.

Locais de concentração das equipes

As SDUs defiram os locais de concentração. No Planalto Ininga, a partir das 7 horas, as equipes de limpeza se reúnem na área de esportes do Planaltão, na Avenida Luiz João de Almeida. No Mocambinho e Santa Sofia, a concentração, a partir das 7h30, é na Praça da Telemar (Mocambinho). Para o mutirão do Nova Brasília e do São Joaquim a concentração é ao lado do posto de saúde do Nova Brasília, às 7h30.

No bairro Gurupi, o mutirão começa pela Avenida Mirtes Melão, próximo ao Cemitério Jardim da Ressurreição, às 7 horas. Já no Livramento, a concentração das equipes será na Avenida dos Expedicionários, em frente à Usina Livramento, no mesmo horário. No bairro Três Andares, haverá dois locais de concentração das equipes, a partir das 7h30: em frente ao novo Detran e no cruzamento das Avenidas Barão de Castelo Branco e Valter Alencar.

Dengue: como evitar

• Manter a casa, quintal e seus arredores sempre limpos. Acondicionar no lixo latas, garrafas, potes e outros objetos sem uso que possam acumular água. Não deixá-los em quintais, nem jogá-los em terrenos baldios. • Tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis ou quaisquer outros objetos sem uso, por menores que sejam e que possam acumular água, devem ser recolhidos em saco plástico, e este, fechado e colocado à disposição da coleta do lixo. • Os pneus fora de uso devem ser mantidos secos e em local coberto, protegidos de chuva. Manter bem fechados latões, poços, cisternas, caixas-d’água e outros depósitos de água para consumo, impedindo a entrada de mosquitos. Vedar com tela fina aqueles que não têm tampa própria. • Não cultivar plantas em jarros com água; plantá-las sempre em vasos com terra. Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas. Evitar o cultivo de bromélias e outras plantas parecidas, pois acumulam água em suas folhas e podem tornar-se criadouros de mosquitos • Lavar periodicamente com bucha e manter limpos os aquários, reservatórios de água externos de geladeiras, as bandejas de ares-condicionados, suportes de garrafão de água mineral e vasilhas de água dos animais. As lajes devem ser mantidas limpas e secas.

 

 

fonte:pmt

Adicionar para: Add to your del.icio.us del.icio.us | Digg this story Digg

Comentários (0 postado):

total: | mostrando:

Poste seu comentário comment

Entre o código que você vê na imagem:

TV-AGORAPIAUI.com
Navegar arquivo
first first Setembro, 2010 first first
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
Tags
Nenhuma tag para este artigo
Avaliar este artigo
0
Agora Piaui