JN Gas
Santos Magazine
Kipreço agosto
Segundo dia do Enem

PI tem 97 mil disputando vagas nas universidades, Segundo dia do Enem 2018

Concentração das provas de exatas em um único domingo deixou prova maior este ano, com 5 horas de duração. No Piauí, exame inicia ao meio-dia e encerra às 17h.

Canal Piauí

Canal PiauíNotícias do Piauí

11/11/2018 11h44
Por: Marcos Genilson
Fonte: G1/PI
ENEM 2018 - DOMINGO (4) – TERESINA (PI) – Candidatos aguardam abertura dos portões no colégio Liceu Piauiense. — Foto: Renan Morais/G1
ENEM 2018 - DOMINGO (4) – TERESINA (PI) – Candidatos aguardam abertura dos portões no colégio Liceu Piauiense. — Foto: Renan Morais/G1

Com a menor abstenção do país (18%) no primeiro dia de provas, o Piauí ainda possui 97 mil candidatos - dos 119 mil inscritos - que estão na disputa por uma vaga nas universidades que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Neste domingo (11), acontece o segundo dia de provas, com 5 horas de duração.

Mesmo os que faltaram no domingo passado (4) poderão fazer a prova, no entanto, a pontuação não será suficiente para participar de programas do governo federal ou disputar vagas na universidade. Para eles, vale apenas pela experiência de conhecer melhor o Exame.

Em todo o Brasil, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados.

Desta vez, os estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Pela primeira vez, este segundo dia do Enem terá 30 minutos a mais de duração.

Isso porque, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos. Assim, em 2018, o segundo dia de provas será mais longo.

Os portões dos locais de prova fecham ao meio-dia no Piauí, com o horário de verão, portanto, a prova encerra às 17h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.