O presidente Jair Bolsonaro decidiu pelo afastamento do vice-líder do governo no Senado, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). O parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal na última quarta-feira (14) e foi flagrado tentando esconder dinheiro na cueca.
. Cerca de R$ 30 mil foram apreendidos na casa do parlamentar. A informação de que o dinheiro estava na cueca, entre as nádegas do senador, foi revelada pela revista Crusoé.
De acordo com assessores, o presidente reagiu irritado e pediu providências ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), para que Chico saia do grupo de vice-líderes.
"O ideal é que ele se antecipe e deixe o posto. Mas, se isso não acontecer, ele vai ser simplesmente afastado do grupo", disse um assessor ao blog do Valdo Cruz, do G1.
O envolvimento de Chico Rodrigues na operação é visto com maus olhos, já que ela acontece em um momento em que Bolsonaro está sendo criticado por abandonar o discurso de combate à corrupção. Assim, a permanência do parlamentar na vice-liderança do governo no Senado é vista como inviável.
O presidente foi criticado na última semana ao dizer que acabou com a Lava-Jato por não ter mais corrupção no governo. Internautas lembraram hoje da fala do presidente e a associaram com este caso de Chico Rodrigues.
O senador optou por deixar o cargo de vice-líder do governo nesta quinta-feira (15/10). A exoneração do parlamentar foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o documento, o Chico Rodrigues pediu para sair do posto após o mal-estar gerado no Planalto.