Pelo menos 10 pacientes em Teresina estão, neste momento, com casos confirmados da síndrome gripal, H3N2.
Quem confirmou a informação foi o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr Gilberto Albuquerque, em entrevista ao meio dia desta quarta-feira (29/12) ao jornalista Marcos Teixeira, da TV Clube.
“Dos 16 casos de suspeita de H3N2, pelo menos 10 já foram confirmados”, afirmou Albuquerque na entrevista, anunciando ainda que quatro UBS e o Hospital do Monte Castelo passarão a atender exclusivamente pessoas síndrome gripal.
Esses atendimentos nas UBS serão realizados todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. No Hospital do Monte Castelo o atendimento também será todos os dias, 24 horas. As outras 88 UBS estarão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica.
O QUE É E COMO TRATAR A H3N2
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.
QUAIS OS SINTOMAS DE H3N2?
Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. Os principais sintomas da gripe H3N2 são:
Febre alta, acima dos 38ºC (Saiba a partir de quantos graus é febre);
O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.
O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe:
Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno. Consulte sempre um médico especialista e procure ajuda, caso tenha sintomas da doença. Não se trata de uma leve gripe, mas sim de um vírus que pode gerar complicações sérias de saúde.
Mín. 20° Máx. 31°