Terça, 25 de Janeiro de 2022 07:23
86 9 9455-5513
Saúde Em Teresina

Confirmados 10 casos da síndrome gripal H3N2 em Teresina; saiba como tratar

Presidente da Fundação Municipal de Saúde Gilberto Albuquerque, em entrevista à TV Clube, disse que das 16 amostras levantadas, 10 deram positivo

29/12/2021 20h52
Por: Marcos Genilson Fonte: com informações do portal oito e meia
imagem do g1
imagem do g1

Pelo menos 10 pacientes em Teresina estão, neste momento, com casos confirmados da síndrome gripal, H3N2.

Quem confirmou a informação foi o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr Gilberto Albuquerque, em entrevista ao meio dia desta quarta-feira (29/12) ao jornalista Marcos Teixeira, da TV Clube.

“Dos 16 casos de suspeita de H3N2, pelo menos 10 já foram confirmados”, afirmou Albuquerque na entrevista, anunciando ainda que quatro UBS e o Hospital do Monte Castelo passarão a atender exclusivamente pessoas síndrome gripal.

Esses atendimentos nas UBS serão realizados todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h. No Hospital do Monte Castelo o atendimento também será todos os dias, 24 horas. As outras 88 UBS estarão atendendo as demandas de saúde regulares da Atenção Básica.

O QUE É E COMO TRATAR A H3N2

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala. O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.

QUAIS OS SINTOMAS DE H3N2?

Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse. Os principais sintomas da gripe H3N2 são:

Febre alta, acima dos 38ºC (Saiba a partir de quantos graus é febre);

  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabela;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Calafrios;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
  • Moleza.

COMUM EM CRIANÇAS E IDOSOS

O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.

DICAS DE COMO TRATAR A H3N2

O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe:

  • Repouso;
  • Ingestão de bastante líquidos;
  • Alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus.

Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno. Consulte sempre um médico especialista e procure ajuda, caso tenha sintomas da doença. Não se trata de uma leve gripe, mas sim de um vírus que pode gerar complicações sérias de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Teresina - PI
Hugo Napoleão - PI
Atualizado às 07h06 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

22° Sensação
11.9 km/h Vento
72.8% Umidade do ar
83% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias