Terça, 25 de Janeiro de 2022 08:33
86 9 9455-5513
Cidades Aleta

Rio Parnaíba permanece no nível de alerta no município de Floriano, diz Chesf; Teresina está na cota de atenção

Segundo a Chesf, em Floriano o nível do rio Parnaíba está em 7,15 metros, por isso a região permanece acima da cota de alerta que é 6,80 metros.

03/01/2022 21h23
Por: Marcos Genilson
Rio Parnaíba transborda em Floriano
Rio Parnaíba transborda em Floriano

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) divulgou neste domingo (2) o Boletim Hidrológico da Barragem de Boa Esperança sobre a situação do nível Parnaíba no Piauí. A região que mais requer preocupação é em Floriano, que está na cota de alerta e Teresina está na cota de atenção.

Segundo a Chesf, em Floriano o nível do rio Parnaíba está em 7,15 metros, por isso a região permanece acima da cota de alerta que é 6,80 metros. A cota de inundação na região de Floriano é de 8,98 metros.

Já em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,23 m, ou seja, acima da cota de atenção que é de 4,80 m, mas ainda abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,77 m, devendo aumentar para valores próximos a 3,94 m nas próximas 12 h, pois o impacto do aumento da vazão liberada em Boa Esperança desde o dia 28 de dezembro, já vai começar a ser observado na região. Na região a cota de inundação é de 5,70 m.

Em Uruçuí, que possui três rios, a Chef explicou que a região permanece elevado o nível das águas, por isso está mantida a manutenção da vazão efluente da barragem de Boa Esperança.

Cidade de Uruçuí, Sul do Piauí, após Rio Parnaíba transbordar — Foto: Arquivo pessoal/Neto Fotografia
Cidade de Uruçuí, Sul do Piauí, após Rio Parnaíba transbordar — Foto: Arquivo pessoal/Neto Fotografia

“Tendo em vista os ainda relativamente baixos valores acumulados de precipitação na porção mais ao norte da bacia, os rios Poti em Teresina/PI, Marataoan em Barras/PI e Longá em Esperantina/PI apresentam-se em condições normais que serão mantidas nas próximas horas”, informou a Chesf.

Situação de emergência

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirmou, na manhã deste domingo (2), que vai decretar situação de emergência devido às fortes chuvas que vêm sendo registradas na capital desde o dia 31 de dezembro e que já deixaram pelo menos 20 famílias desabrigadas.

No bairro Mafrense, na Zona Norte de Teresina, famílias tiveram as casas alagadas após um aumento no nível das águas de uma lagoa, que acabou atingindo as residências.

Fonte: G1 Piauí | 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Hugo Napoleão - PI
Atualizado às 08h27 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 32°

25° Sensação
10.8 km/h Vento
67.7% Umidade do ar
83% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias