Nesta quarta-feira (03), o Piauí registrou mais 2117 casos confirmados de Covid-19, o maior número de positivados em apenas um dia desde o início da pandemia em março de 2020. Os dados são do Painel Covid-19 Piauí da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Conforme a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, o pico da terceira onda da Covid-19 no Piauí deve acontecer daqui a 14 ou 21 dias, encerrando no fim de fevereiro. De acordo com a diretora, a expectativa com o novo decreto publicado pelo governo do Estado é conseguir interromper o ciclo do vírus em pouco tempo.
Segundo dados da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos clínicos já chega a 72%, os leitos com respirador no estado estão com 70,5% da capacidade de ocupação, em algumas cidades do interior a porcentagem de ocupação de leitos de UTI já chega a 100%.
Na edição do Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (01), foi decretado que a organização de festas e eventos carnavalescos, que gerem aglomeração, fossem proibidos durante o mês de fevereiro no Piauí.
No documento, foi considerado um parecer emitido pelo Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), nesta segunda-feira (31), que solicitava ao governador Wellington Dias (PT) a suspensão da realização de eventos públicos e privados de carnaval em fevereiro.
Além disso, fica proibido a realização de convenções, feiras comerciais e retiros de qualquer natureza.
Confira o decreto completo na íntegra:
Mín. 20° Máx. 31°