Sexta, 21 de Junho de 2024
21°

Tempo nublado

Hugo Napoleão, PI

Polícia fundador da facção

Draco prende homem suspeito de fundar facção Comando Vermelho no Piauí

Jorge Florêncio Viana Junior, vulgo JJ, fundador da facção criminosa Comando Vermelho

02/05/2023 às 08h01
Por: Redação
Compartilhe:
 Jorge Florêncio Viana Junior, vulgo JJ Foto: Divulgação DRACO
Jorge Florêncio Viana Junior, vulgo JJ Foto: Divulgação DRACO

A Secretaria Estadual de Segurança Pública deflagrou, na tarde de sexta-feira (28), uma operação para dar cumprimento a três mandados de prisão contra Jorge Florêncio Viana Junior, vulgo JJ, fundador da facção criminosa Comando Vermelho - CV no estado do Piauí. JJ, que é natural do estado do Amazonas-AM, ex-líder da facção Família do Norte-FDN do Amazonas, é um dos maiores fornecedores de entorpecentes do Piauí e responsável por diversos homicídios no litoral e demais cidades da região Norte do estado. O preso estava foragido das justiças do Piauí, Ceará e Amazonas, jurisdições onde responde por diversos crimes.

A operação ocorreu entre as cidades de Caxias e Timon, no Maranhão, por meio de uma abordagem a um veículo VOLKSWAGEM/FOX, PLACA NIE 4756, na BR 316, quando foram apreendidos arma, munições e um celular com restrição de roubo, além da autuação em flagrante dos nacionais  de nome Jorge Florêncio Viana Junior - vulgo JJ e de iniciais R.R.T.S. Os presos foram conduzidos para a sede do DRACO e posteriormente levados à Central de Flagrantes de Teresina, onde ficaram à disposição da Justiça.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí e do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas - DRACO, com apoio da Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí - PHB/PI, Superintendência de Operações Integradas/SOI/SSP e da Diretoria de Inteligência da SSP/PI,

Ficha criminal

JJ tem uma extensa ficha criminal. Ele já foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, também participou de rebeliões em presídios do Amazonas. Além disso, integrava uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas no estado. JJ também atuava numa organização criminosa praticando homicídios neste mesmo estado, a maioria, segundo as investigações, motivados pelo tráfico de drogas e disputa territorial. Ele já foi preso por outro crime no Norte do país com dinheiro, joias, um veículo roubado e uma arma de fogo.

Também participou de assaltos na Região Metropolitana de Manaus, onde roubou cerca de R$ 150 mil em joias e fora preso numa ação conjunta da polícia Civil e Militar do Amazonas. JJ também responde por outros processos de tráfico de drogas. 

A prisão de JJ representa uma das ações relacionadas ao intenso combate que a Segurança Pública do Piauí vem realizando em face das facções criminosas. A Polícia Civil do Piauí reitera seu compromisso no combate à criminalidade, permanecendo atuante em defesa da sociedade, sendo de suma importância a colaboração da população para que denuncie qualquer crime que tenha conhecimento.

O DRACO disponibiliza os seguintes canais de denúncia: Whatsapp: (86) 99964-0647/Instagram: @dracopcpi

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias