O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou, nesta sexta-feira (26), uma operação contra uma facção criminosa na Vila Santo Afonso, zona Norte de Teresina.
Na ação, foram detidos três suspeitos de integrar a célula da organização conhecida como "tribunal do crime", responsável por vários assassinatos na região. Além das prisões, foi dado cumprimento a seis mandados de busca e apreensão, resultando na captura de uma arma de fogo.
Conforme o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a operação é resultado de uma série de "investigações", o qual o intuito principal é o combate contra essas organizações criminosas.
"Há uma série de ações de investigações em andamento, primeiro a gente identifica a região, a célula, essas pessoas que integram esses grupos e, no segundo momento, a gente entra com as operações de repressão, de busca e apreensão, de prisões para retirar esses indivíduos do nosso convívio social. O objetivo é: combater de forma firme e eficiente essas facções criminosas e contribuir com redução da criminalidade. Principalmente, no que diz respeito a essa criminalidade violenta", afirma.
A diligência é a continuação dos cumprimentos de 14 mandados de prisão na comunidade, onde foram presos seis faccionados no último domingo (21). O delegado pondera que o DRACO irá continuar monitorando a região e novos desdobramentos desse trabalho devem ser realizados em breve.
"O DRACO continua com esse processo de monitoramento, tanto das regiões, como também desses indivíduos que são investigados e foram preso pelo departamento, a gente continua nesse processo de monitoramento e, se voltarem a pichar, a gente vai intensificar ainda mais as nossas ações. O estado do Piauí e a Segurança Pública não irá admitir mais situações como essas", diz.