A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta segunda-feira (05), a operação “Sophisma”, que teve como objetivo cumprir 14 mandados de prisão de acusados de participarem de uma organização criminosa especializada nos crimes de roubo de veículos, adulteração, falsificação de documentos e receptação. As prisões foram realizadas em Teresina, Caxias-MA, Barcarena-PA e também em Portugal.
De acordo com o coordenador da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (POLINTER), delegado Marcelo Dias, um dos alvos da operação já se encontrava preso em Portugal pelo crime de tráfico de drogas.
Foto: Divulgação/SSP
“Esse homem foi preso, pois estava atuando como “mula”, ou seja, estava transportando drogas naquele país. Entramos em contato com a Polícia Federal e com isso está sendo efetuada a prisão dele por conta do nosso mandado de prisão”, explicou o delegado.
Durante a operação oito pessoas foram presas, entre elas um tenente do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão acusado de participar de roubo de veículos. O oficial foi preso na cidade de Caxias. O outro alvo da operação foi preso com vários documentos falsificados, que eram comercializados com os criminosos de Teresina.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidas placas de veículos, uma arma de fogo, munições e documentos falsificados.
“Todo esse material será encaminhado para a realização da perícia, no entanto, identificamos que uma das placas apreendidas pertence a um veículo roubado”, finalizou o delegado.
Os presos foram encaminhados à POLINTER e posteriormente serão conduzidos à Central de Flagrantes, onde ficarão à disposição da Justiça. A operação “Sophisma” foi realizada com apoio da Gerência de Polícia Especializada (GPE). A operação segue em andamento.