Quinta, 25 de Julho de 2024
20°

Parcialmente nublado

Hugo Napoleão, PI

Geral Piauí Iluminar

Famílias de Hugo Napoleão e 93 cidades do Piauí são beneficiadas com sistema de energia solar

As famílias da zona rural de Hugo Napoleão foram contemplados nesta terça-feira (1), com os Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI)

01/08/2023 às 13h54
Por: Marcos Genilson
Compartilhe:
Sistema de energia solar
Sistema de energia solar

Nesta terça-feira (1°), foi lançado na cidade de Hugo Napoleão o Programa Piauí Iluminar da Equatorial no povoado riacho a 29km do centro da cidade, o presidente, Hélio Rafael, afirmou que o programa contempla 93 municípios do Piauí, com um orçamento de R$ 47 milhões.

“Hoje eu posso deitar na minha rede e ver todos os meus programas na televisão”, contou a aposentada Maria Vilani "Nâna" ao receber um sistema de energia solar em casa. Ela mora há cinco anos na zona Rural de Hugo Napoleão, e desde então não tinha energia elétrica.

O Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI), conjunto de placas solares montadas sobre uma estrutura de ferro, foi instalado no quintal de casa e é composto por um banco de bateria, um controlador e um inversor. O mecanismo transforma a luz solar em energia, garantindo a utilização de utensílios básicos, como lâmpadas, geladeira e televisão.

O Médio Parnaíba recebeu 35 sistemas e todos receberam um voucher para trocar a geladeira no programa +Geladeira  outras 1.772 famílias piauienses já foram beneficiadas com o sistema. O programa Piauí Iluminar, da Equatorial Piauí, garante a energia solar como alternativa sustentável aos povoados mais distantes das zonas urbanas do estado.

Segundo o gerente de Obras e Expansão da Equatorial, Joaquim Milhomem, os beneficiários do programa também poderão trocar as geladeiras antigas por novas, que possuem baixo consumo energético.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias