Um forte temporal atingiu a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no interior do Piauí, nessa segunda-feira (25). As chuvas derrubaram as barracas, que estavam montadas para os Festejos de Santa Terezinha, e o evento teve que ser suspenso pela prefeitura.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível o rastro de destruição na praça da cidade durante o temporal com rajadas de vento. O fato causou prejuízos a barraqueiros que pretendiam vender alimentos e bebidas durante o evento.
Segundo o climatologista Werton Costa, essas fortes chuvas são um evento atmosférico severo de natureza localizada e de difícil previsão.
"O evento atmosférico acabou comprometendo a realização do Festejo de Santa Terezinha. Manifesto minha solidariedade às famílias envolvidas, mas esse é um evento de difícil previsão. Estamos vivenciando a emergência de um fenômeno climático chamado de El Niño, que vem potencializando as temperaturas em todo o estado do Piauí", disse.
O professor ainda pontuou a intervenção humana nesse processo. "O desmatamento, as mudanças climáticas, tudo isso tem proporcionado condições termodinâmicas únicas neste período e BRO- B-R-O e é provável que esses fenômenos vão se manifestar no estado do Piauí", explicou.
*Vídeo cedido pelo Portal Baixa Grande News ao A10+
Nesta segunda-feira (25) o Instituto Nacional de Meteorologia registrou em Teresina a temperatura de 40,2°C, medição que superou o recorde registrado no dia 15 de setembro com a temperatura de 39,9°C. Um levantamento feito pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI) mostrou que seis municípios do Piauí registraram suas maiores temperaturas no ano de 2023. Mesmo com as altas temperaturas, o climatologista Werton Costa explica que o Piauí não vive uma onda de calor e que o alerta é para a baixa umidade.
"A onda de calor não entrou no Piauí. Quando se fala em onda de calor a gente tem que considerar que as pessoas estavam vivendo em uma temperatura normal, não agressiva, como no Rio Grande do Sul, no Paraná. Em Teresina o cidadão estava com 36ºC e pulou para 40ºC. Não é uma onda de calor. O abafamento só existe por causa da baixa umidade, o que também é diferente de quando está seco. Quando está seco você nem consegue suar”, afirma o climatologista.
No levantamento feito pela Semarh, alguns municípios chamaram atenção nesta segunda-feira (25) pelas altas temperaturas. O município de Oeiras apresentou temperatura máxima de 42,4ºC. O recorde anterior foi registrado no dia 29 de outubro de 2016 com os termômetros marcando 42,3ºC. Em Picos foi superada a máxima já registrada no mês de setembro de 41,6ºC. A última temperatura máxima extrema registrada para o município foi de 41,1ºC no dia 24 de setembro de 2013. Já no município de Floriano a máxima de 41,5ºC no dia 15 de setembro de 2023 ainda não superou sua máxima histórica para este mês que foi de 42ºC ocorrida no dia 25 de setembro de 2011.
Piripiri marcou máxima de 41,6ºC nesta segunda-feira (25) superando sua máxima histórica de setembro que foi de 40,9ºC coletada no dia 23 de setembro de 2020. Outros municípios pontuaram temperaturas máximas extremas na segunda-feira (25) como Castelo do Piauí 41,2ºC e Teresina 40,2ºC apresentando-se assim as maiores temperaturas registradas no ano de 2023 para os referidos municípios.
Fonte: Portal A10+ com informações do Baixa Grande News
Mín. 20° Máx. 33°