Na manhã deste sabádo 18 de Maio, que é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Igreja Abençoando as Nações realizou uma importante palestra da campanha "Faça Bonito", com o objetivo de sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O Pastor e Conselheiro Tutelar Cleilson Sena falou que a principal ferramenta de prevenção ao abuso sexual é a informação e o conhecimento. As crianças devem ser informadas onde elas não podem ser tocadas em seus corpos, e se algo acontecer, que elas tenham segurança para contar para alguém de sua confiança"
A Conselheira Missilene falou Sobre o 18 de maio e onde a denúncia que pode ser feita no Conselho Tutelar da cidade, pelo disque 100 e em diversos outros órgãos da justiça. Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
A Pastora Linda Maira da Primeira Igreja Batista Falou da sua luta em defesa do Conseho Tutela e ela aconselhou que as crianças devem ser ouvidas em casos de abusos e as denúncias devem ser realizadas aos órgãos competentes.
A Palestra foi Ministrada pela Psicóloga Iara dos Santos explicou sobre os tipos e formas de abusos sofridos pelas crianças e adolescentes. Ela alertou que, infelizmente, 90% desses crimes acontecem no meio familiar.
"A criança acredita muitas vezes que o abuso é uma forma de carinho, e ela não percebe que ela está sofrendo uma violência, e o medo e as ameaças que elas acabam sofrendo as fazem calar", pontuou.
Ela alertou que os pais devem ficar atentos as mudanças de comportamento de seus filhos porque isso pode ser um indicativo de que alguma coisa de errado possa estar acontecendo com elas.
Mín. 20° Máx. 31°