Domingo, 26 de Setembro de 2021 13:22
86 9 9455-5513
Especiais CNBB lança Campanha

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, com foco no diálogo

tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”

18/02/2021 16h08
Por: Redação
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, com foco no diálogo

Nesta quinta-feira (18), aconteceu lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a campanha, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca a ‘negação da ciência’ na pandemia e ‘cultura de violência’ contra mulheres, negros, indígenas e LGBTIQ+.I

Com lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, a campanha deste ano dá continuidade à temática trabalhada em 2020, sobre cuidado mútuo com as pessoas, voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia da Covid-19.

O coordenador da campanha em Teresina, padre Leonildo Campelo, ressaltou que essa é um instrumento para a conscientização. “A Campanha da Fraternidade nos leva a refletir para nos falar que somos pontes, que devemos absorver o que tem sido o legado de Jesus Cristo: do que era dividido, ele fez a unidade. Então, a campanha vai chamar atenção nesse sentido, sendo um instrumento de chamada de atenção, evangelização e conscientização de uma sociedade que ainda não está restaurada pelo poder de Deus, vivendo a unidade e respeitando a diversidade”, afirmou o religioso.

Padre Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, também destacou que a campanha é um convite ao diálogo. “É em Teresina, no Brasil, e no mundo inteiro. Estamos vivendo um momento de polarização. Toda hora aparece construtores de muros, de divisões, e nós somos pessoas que seguimos Jesus Cristo e ele quer a unidade. Então, é muito importante que as pessoas de boa vontade divulguem a campanha, provoquemos diálogo, vamos nos tornar cada dia mais construtores de pontes, as pessoas não são inimigas porque pensam diferente. Precisamos do respeito e caminhar juntos, apesar das diferenças”, frisou o padre.

A Campanha da Fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica, em parceria com instituições cristãs, desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início à Quaresma e o assunto é difundido nas celebrações e programações da comunidade religiosa.

governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa, participou e destacou o combate à violência contra a mulher, bem como a necessidade da educação e a não violência nas escolas. “Este ano, como em muitos outros, o tema é muito feliz, que é o cuidado e o diálogo, dando continuidade à campanha do ano passado. Esse diálogo é importante entre as pessoas e entre as instituições para que possamos enfrentar as mazelas, uma delas é a violência e se não nos juntarmos não vamos conseguir combater a violência contra a mulher, o racismo, a homofobia, violência aos indígenas, então são muitas temáticas que incluímos nesse diálogo”, disse a governadora.

 

Com Informações do Site do Governo do Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Hugo Napoleão - PI
Atualizado às 13h21 - Fonte: Climatempo
36°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 36°

35° Sensação
22.6 km/h Vento
24.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Terça (28/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias