Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República neste domingo (30). Em disputa acirrada, Lula derrotou Jair Bolsonaro (PL) com 50,89% dos votos válidos, o que equivale a 60.183.957 milhões de votos. Bolsonaro recebeu 49,11% dos votos válidos.
O candidato do PT liderou as pesquisas na corrida pelo Palácio do Planalto desde o início da campanha. No primeiro turno do pleito, a diferença de Lula para Bolsonaro foi de mais de 6 milhões de votos.Foto: Ricardo Stuckert
Preso injustamente pela operação Lava Jato, Lula ficou 580 dias na sede da Polícia Federal em Curitiba entre 2018 e 2019, ficando de fora da disputa em 2018, quando Bolsonaro foi eleito.
Aos 77 anos, Lula irá assumir seu terceiro mandato. Lula reduziu a pobreza e a desigualdade social, melhorando a condição de vida do brasileiros. Os mandatos de Lula foram marcados pela criação de programas sociais como Bolsa Família, aumento do salário mínimo e obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
*Com informações do Portal Piauí Hoje
Mín. 21° Máx. 34°