A professora Carliane Barbosa, licenciada em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) é a primeira docente da rede pública municipal de Barro Duro a ser aprovada em uma seleção de Doutorado, na Universidade Federal do Piauí – UFPI na área de Linguistica. O processo de Doutorado da UFPI é um dos mais difíceis e conta com várias etapas, desde a confecção de um pré-projeto, passando por entrevista e análise de currículo.
O Doutorado oferecido pela UFPI tem duração de quatro anos com ênfase em Estudo da Linguistica, e se destaca na área como um dos mais concorridos da rede pública. Carliane parte agora para uma nova etapa curricular, ela que já é professora com mestrado da rede pública efetiva de Barro Duro Piauí.
A trajetória acadêmica da Professora Carliane Barbosa é um exemplo de perseverança e dedicação ao estudo, ela que cursou toda educação básica em escolas públicas da pequena cidade de Barro Duro. Aprovado em vestibulares de Educação a Distância no pólo de Água Branca, cursou Licenciatura em Física pela UFPI, e Letras Espanhol pela UESPI. Perseverando no estudo foi aprovada em 2021 no Mestrado da UESPI na área de Estudos Linguagem, sendo atualmente a única professora com Mestrado na rede do município. Diante de todos os obstáculos a referida professora agora trilha o caminho do Doutorado, superando todas as expectativas e demonstrando que a perseverança nos estudos conduzem ao sucesso.
O resultado oficial do certame foi divulgado no último dia 25/11 no site oficial do SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da universidade Federal do Piauí. Vários professores e profissionais da área da educação parabenizaram a professora Carliane pelo êxito obtido no certame, a docente reside na cidade de Barro Duro, sendo casada com o conhecido professor Paulinho e tem duas filhas, Giovana Barbosa e Melissa Maria.
Mín. 21° Máx. 37°