Na tarde desta segunda-feira (16), um tremor de terra de magnitude 2,3 na escala Richter foi registrado na região do Vale do Sambito, nas proximidades do município de Elesbão Veloso, interior do Piauí. O registro foi feito pela Rede de Monitoramento Sismológico do Nordeste. Por se tratar de um evento de baixa magnitude, o abalo não representou risco à população. De acordo com a Defesa Civil do Estado, não houve relatos de danos materiais ou vítimas.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicou que, embora o Brasil seja considerado geologicamente estável, o Nordeste tem características que favorecem a ocorrência de pequenos tremores, em razão da sua formação geológica com terrenos antigos e falhas na estrutura do solo.
“Temos uma base geológica marcada por grandes fissuras e falhas, que liberam energia de tempos em tempos na forma de vibrações. Por isso, o Nordeste é monitorado por várias estações sismográficas”, explicou Costa.
Ele também destacou a importância do acompanhamento desses eventos, principalmente para a segurança de grandes estruturas, como barragens e pontes. “Tremores como esse, mesmo de baixa magnitude, são relevantes para a Defesa Civil, porque lidamos com a segurança hídrica e com construções que exigem atenção permanente. A parceria com o Laboratório Sismológico da UFRN tem sido fundamental para esse monitoramento”, ressaltou.
No Piauí, o acompanhamento sísmico é feito a partir de duas estações localizadas nos municípios de Pedro II e Floriano, que contribuíram para a detecção e localização do tremor desta segunda-feira. O Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil do Estado informou que seguirá monitorando a região para garantir a segurança da população.
Mín. 20° Máx. 34°