O Ministério Público da comarca de Barro Duro, que tem como promotor o Dr. Ari Martins, responsável pelas cidades de Barro Duro, Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande, São Felix, Prata e Santa Cruz dos Milagres emitiu hoje (28) a Recomendação Ministerial PJBD/MPPI nº 006/2021, sugerindo que não haja aglomeração na cidade de Santa Cruz dos Milagres, como medida efetiva de proteção ao novo coronavírus, por ocasião da Festa da Invenção da Santa Cruz e do aniversário da cidade, entre os dias 01 a 03/05/2021.
Entre as várias considerações apresentadas, o promotor se mostra extremamente preocupado com a crescente de mortes e de casos no Brasil, que até 25 de abril desde ano ultrapassou o total da geral de casos em 2020, enfatiza ainda que no Piauí foram detectadas três variantes da covid-19, sendo elas, P.1, P.2 e a N9,consideradas preocupantes pelo poder de transmissibilidade, acarretando em casos mais graves da doença. Dr Ari elenca ainda os decretos estaduais que restringem o funcionamento do comércio nos finais de semana e diminui a capacidade para 25% em templos religiosos com no máximo duas horas de duração e não podendo haver mais de uma celebração diária.
Nesse contexto o Ministério Público recomenda que os organizadores da festa religiosa em Santa Cruz dos Milagres, realizem o evento supramencionado exclusivamente de forma virtual, sem qualquer presença de público, seja residente em Santa Cruz dos Milagres ou não, facultando a entrada nos templos religiosos apenas às pessoas necessárias para celebração dos ritos e sua transmissão virtual aos devotos.
A promotoria recomendou também ao prefeito da cidade que se abstenha de promover qualquer evento que cause aglomeração por ocasião do aniversário da cidade, e que adote medidas necessárias no sentido de promover a fiscalização e impedir a realização de eventos que possam promover qualquer tipo de aglomeração, ou desrespeito as medidas sanitárias que vem sendo adotadas em todo estado do Piauí.
Mín. 21° Máx. 29°